Sobre Nós

 

HISTÓRICO DA ESCOLA BARÃO DO RIO BRANCO

 

            No ano de 1954 a 1964  em nossa cidade na região do Bairro Maria Leite existia apenas uma pequena escola mantida pela prefeitura da cidade com ensino de  1ª a 4ª série do 1º grau com o nome Escola Municipal “Olavo Bilac”, sendo uma casa de alvenaria com 06 cômodos situado na Rua Albuquerque, s/n, tendo como inspetora a Professora Altamira Carmen Saad e contava apenas com 03 turmas de  20 a 40 alunos  e  professoras Izabel Teixeira  de Amorim, Cecília J. de Albuquerque, Alzira de S. Carretoni e Marina D. de Barros com formação de magistério. Naquela época, quando do encerramento do ano letivo, os alunos para serem considerados aprovados passavam por uma banca examinadora formada por um grupo de professores que, juntamente com a Inspetora, avaliavam o grau de instrução dos alunos. Todas as notas dos alunos eram registradas em livros Ata dos Exames Finais com páginas numeradas com as seguintes observações: Aprovado com Distinção (Nota Dez), Aprovado Plenamente (Nota 9,6 a 8,2), Aprovados Simplesmente (Nota 6,9 a 6,6) e Reprovados. Por iniciativa dos moradores do Bairro vizinho  chamado de Bairro Noroeste, foi solicitada a direção da Empresa Noroeste do Brasil a construção de um prédio para construção de uma escola que atendesse aos filhos dos ferroviários que até então, tinham que caminhar longas distâncias para estudar.   Em 1960 deu-se início a construção do prédio numa área cedida  pela Rede Ferroviária Noroeste do Brasil com área de 1.343,79m2 e  construída de 515,75 m2 e recebeu o nome de Escola Pedro Pedrossian sendo um prédio de alvenaria com  5  salas de aula e mais uma  área coberta que mais tarde foi adaptada como sala de aula, cozinha, 02 banheiros, sala de direção, secretaria e um pátio.  E nesse mesmo ano iniciou suas atividades sendo mantida pela própria empresa e com atendimento de Ensino de 1ª a 4ª série do grau exclusivo para os filhos dos funcionários da Noroeste do Brasil. No ano de 1961 à  Escola Municipal “Olavo Bilac” e Escola “Pedro Pedrossian” foram   integradas  tendo como Diretora a Profª. Maria Candelária Gomes Aguiar (1961-962)-(1964-1967), passando assim, a denominar-se Escola Municipal de 1º Grau “Pedro Pedrossian”. Com a o advento da nova lei federal no ano de 1965 que proibia colocar nome de pessoas  vivas em prédios públicos a Escola teve nova alteração no nome e passou a denominar-se Escola Municipal  de 1º Grau “Barão do Rio Branco”. No ano de 1973 iniciou o curso de Ensino Supletivo (Educação Integrada); Nesse mesmo ano a então, Diretora Profª. Zoraida Carretoni, através do contrato nº 306 autorizado pela Portaria Nº619/71, Publicado no Diário de Corumbá, de 13.10.71, regulado pelo artigo 85 do Decreto nº 2089 de 18.01.63, regulamenta entre a NOB e a Prefeitura Municipal de Corumbá a cessão do corpo docente e administrativo.

            No ano de 1975 deu-se início o funcionamento da escola tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Corumbá; Pelo Decreto nº 148/75 de 15.l0.75, foi ratificado a criação da Escola Municipal “Barão do Rio Branco” e no ano de 1976 houve a Autorização de Funcionamento do nível I a IV do 1º Grau sob nº 112/76 de 11.03.76 (Ratificado pelo Decreto nº 849/76 de 20.12.1976 concedida pela DISTE/SEC/MT) a partir desse ano a Escola passou a atender também os alunos da comunidade.

            Em 1975 a Grade Curricular  adotada, foi aprovada pela divisão de Ensino de 1º Grau/SEC/MT. Informação nº 115/77 em 31.03.77 – D.O.

            O Estrato do Estatuto da Associação de Pais e Mestres de 08.12.1978 públicado no D.O. de 10.01.79;

            Conforme Diário Oficial nº1807, de 02.05.86-Deliberação CEE mº 1.329, de 02.04.1986 – Ementa, reconhece o Ensino de 1º grau (1º a 4ª séries) e Valida Estudos, na Escola Municipal de 1º Grau “Barão do Rio Branco”;

            Em 17 de fevereiro de 1986 inicia o Curso do Programa de Educação Integrada e em 1º de agosto  do mesmo ano inicia o Programa de Educação Básica.

No ano de 1994 através da Deliberação do Conselho Estadual de Educação  nº 3.998, de 23.06.94 aprovou o funcionamento do Curso de Suplência Básica de 1ª a 4ª série do 1º grau e Valida Estudos oferecidos nos anos de 1.990 a 1.993.

Em 1997 com o advento da Lei  de Diretrizes e Bases da  Educação Lei nº 9394/96 foi criado o Curso de Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª séries);

Em 1999 através da Resolução nº 003/99 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Instituiu a Classe de Aceleração de Aprendizagem para atender  as necessidades dos alunos com atraso escolar distorção de idade na série. Este projeto funcionou até que fosse atingido o objetivo de diminuir essa defasagem.

            Com o decorrer dos anos passaram por esta Unidade Escolar  vários diretores que deram sua cota de trabalho e dedicação e também realizaram vários trabalhos. Aqui também se fizeram várias atividades envolvendo administrativos, professores, alunos e pais através dos Projetos e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

            No ano de 2005 surgiu o sonho de se construir uma nova escola com estrutura adequada às necessidades da educação dos alunos, como espaço para jogos e recreação, biblioteca, sala dos professores, quadra de esporte daí então foi feito um Plano de Expansão para que a Prefeitura  fizesse uma analise  e fosse aprovado posteriormente;

            Mas somente em 2008 começou a realizar-se esse sonho com a construção de mais 04 salas de aula no campo dos fundos da escola e, somente neste ano de  2009, deu início a construção do prédio da nova escola que contará com 8 salas de aula, 01 biblioteca, salas de professores, coordenação, direção e secretaria   através do novo Diretor, Professor Genilson Canavarro de Abreu, que conseguiu sensibilizar as autoridades que  liberaram os recursos, apoiaram e aprovaram a construção da nova escola que contará com toda infra-estrutura e quadra coberta  situada no terreno situado atrás da antiga escola.

            A Escola através de seu Diretor esteve sempre voltada para as atividades técnicas, administrativas, pedagógicas e recreativas que sempre foram decididas coletivamente tendo sempre a participação de toda comunidade. O objetivo disso é alargar uma nova realidade possível e desejável embasada na concepção de pessoa humana, de mundo, de sociedade e de escola. Buscando assim, qualidade para educação no Ensino Fundamental voltado para orientar os investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.

            O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal “Barão do Rio Branco” está baseado no texto Constitucional que elegeu a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação e a co-responsabilidade pela vida social, como princípios norteadores desta nova educação, comprometida com a cidadania. Buscará também dentro das disciplinas ministradas e dos conteúdos curriculares ministrados de cada série a concretização de atitudes como a Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade de Cultura, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.

            Atualmente toda nossa comunidade está contente e satisfeita pois, todo corpo docente, discente e administrativo foi transferido para o novo prédio construído no terreno que fica aos fundos da escola que fica de frente a Rua  Geraldino Martins de Barros, nº122 contando com 8 novas salas de aula, salas da Direção, Secretaria, Coordenação, Professores, biblioteca, Sala de Informática, cozinha, refeitório, 8 banheiros (masculino e feminino) e o antigo prédio passa por reformas onde abrigará 08 salas de aula. 

Você pode marcar informações importantes ou anúncios em texto dessa forma

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.